Pular para o conteúdo principal

BLOCO BICHO PAPÃO


BLOCO BICHO PAPÃO (FUNDADO EM 2008)

É um bloco de rua criado durante as festividades carnavalescas no ano de 2008 por um grupo de amigos que residem em algumas ruas próximas a Rua das Palmeiras (onde se localiza a sede do bloco) na cidade de Palmeirina - PE.
Esse bloco surgiu da necessidade de buscar na história e na cultura a alegria e a nostalgia das festividades carnavalescas deste município, onde que no passado, o Carnaval trazia em sua essência as perseguições dos palhaços (conhecidos também como papa angu), o Bloco das Virgens (homens vestidos de mulheres), as bandas musicais em praça pública, a orquestra de frevo e o “mela-mela e molha-molha” que as pessoas participavam municiadas com ovo, farinha de trigo (ou maisena), talco e as bombas d’água feitas com tubos de PVC. Outro fator importante que é bom salientar-mos sobre as festividades carnavalescas deste município é que por causas de alguns motivos, principalmente relacionados a “politicagem” e a falta de apoio para com esses, os blocos que aqui existiam acabaram.
Os fundadores do Bloco Bicho Papão foram Josilécio Vieira (Lecinho), Valentim Avelino, José Wilson (Zé Wilson) e Genaldo Domingos, onde que esses procuraram trazer de forma singular pelo menos um pouco de alegria para o povo desta cidade tão maravilhosa, que sempre nos acompanha quando percorremos em arrastão as suas principais ruas e avenidas.
Temos como principais atrações o boneco gigante do Bicho Papão (confeccionado com papel machê, em base de madeira, tendo como cobertura massa-corrida e tinta), temos a orquestra de frevo trazendo simpatia, reverencia e alegria para as pessoas que acompanham nosso percurso sob a regência do maestro Davidson Wilker, e temos também a companhia do carro de som de Bastião do Forrozão que trás um brilho todo especial para o bloco.
Após o término do percurso, a festa ainda continua em praça pública, aberta para toda população palmeirinense e das cidades circunvizinha que vierem prestigiar nosso bloco.
(Josilecio Vieira)
Obs.: Infelizmente hoje esse é o unico evento que temos em nossa cidade em comemoração ao carnaval e que acontece uma semana depois do termino do mesmo. O motivo de acontecer uma semana depois é que o bloco é puxado pela orquestra Manoel Lafaiete e a mesma se apresenta todo ano durante o carnaval na capital Recife e a orquestra também tem como componente Josilecio (Lecinho) que é um dos idealizadores e fundadores do bloco, que viu também no bloco uma forma de brincar o carnaval já que passa o periodo carnavaesco sempre trabalhando com a orquestra em Recife.






















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diy - Caixa lápis para batom dia dos Professores

    Moldes para impressão:     Confira o passo a passo para montar as caixinhas no meu canal no youtube: clique aqui    

Caixa Lápis Dia dos Professores

  Passo a passo como montar essas caixas lá no meu canal no youtube Clique aqui

Moldes da caixa garrafa eco Tupperware

  Confira o passo a passo no meu canal no youtube: Clique aqui