Pular para o conteúdo principal

Incêndio destrói cadeiras de rodas elétricas de gémeas com paralisia


Duas irmãs gémeas que sofrem de paralisia cerebral, viram, em cinco minutos, a luta de uma vida pela autonomia destruída pelo fogo, que consumiu a carrinha da família e as suas cadeiras de rodas.



Incêndio destrói cadeiras de rodas elétricas de gémeas com paralisia

Chamas destruíram por completo a carrinha e as cadeiras elétricas das duas gémeas
Inês e Rita Lagartinho são um exemplo de luta contra a adversidade e da aposta numa luta permanente contra as barreiras impostas pela paralisia cerebral, que as afeta desde nascença. As duas jovens, 17 anos, residentes em Massamá, Sintra, terminaram o 12.oº ano e estão a candidatar-se à faculdade.
Deslocam-se diariamente nas cadeiras de rodas elétricas que a família adquiriu, com apoio da Segurança Social, há dois anos, o que lhes garantia a autonomia total dentro do espaço escolar.
Tudo mudou porém na noite do último domingo. "Vínhamos na carrinha, a entrar no IC19, quando senti um cheiro a fumo. Abri a janela e percebi que não era de fora, mas o computador de bordo nada avisou. Quando voltei a ligar o ar condicionado, percebi que a parte de baixo já estava em chamas. Parei e tentei abrir a porta da mala, para tirar as meninas pela rampa adaptada. Mas já não consegui, porque o curto-circuito havia bloqueado todo o sistema elétrico", conta, ainda visivelmente emocionada, Helena Oliveira, a mãe.
Com auxílio de duas outras filhas e do genro, Helena conseguiu retirar Rita e Inês do veículo.

"Eram as pernas delas"

Ainda voltou atrás para tentar salvar as cadeiras de rodas, mas as labaredas já não lhe permitiram entrar no habitáculo. Acabaria por cair com a emoção e fazer uma fissura no braço. Ainda assim, o esforço permitiu-lhe retirar as gémeas sãs e salvas. "Em cinco minutos, o fogo destruiu tudo. Aquelas cadeiras eram as pernas delas", recorda.
Numa altura em que as jovens estão à beira de ingressar na faculdade, a necessidade de novas cadeiras torna-se urgente, mas a família diz que não dispõe dos 50 mil euros necessários para as adquirir.
"Aquelas cadeiras eram para toda a vida. Por um lado, são antiescaras, por outro são as únicas que cabem no elevador", explica a mãe.
Helena Oliveira deixou de trabalhar há anos, de forma a poder acompanhar estas duas das suas cinco filhas. O esforço e o carinho de toda a família explicam também o sucesso escolar das gémeas. Agora, só pedem ajuda para poderem adquirir novas cadeiras, mas "não para a carrinha", garante a mãe.


Fonte: JN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jesus está vivo!! Eu falei com ele hoje!!

"Por que procuram entre os mortos Aquele que VIVE?"

Cristo ressuscitou como havia prometido, depois de ter passado por tamanho sofrimento sendo crucificado, revive gloriosamente, vence a morte e mostra-Se ressuscitado aos demais que O viram ser morto.
Será que Cristo apareceu a mais alguém após a sua morte? 
Há muito testemunho bíblico das aparições de indivíduos diferentes após a sua ressurreição. Na realidade, as narrativas sobre a ressurreição listam cerca de 12 aparições diferentes de Cristo, começando com Maria Madalena e terminando com o apóstolo Paulo. Essas aparições não podiam ter sido alucinações, devido à variedade de situações e ao número de pessoas envolvidas - não existe tal coisa como uma "alucinação em grupo". Além disso, essas aparições foram de natureza física e tangível, como evidenciado pelas ações de Cristo (por exemplo, comer com os discípulos e sugerir que eles tocassem sua face e mãos). Seu corpo ressurreto, apesar de imortal, foi sem dúvida um…

Alegra-te com a mulher da tua mocidade.

20 ANOS CEGO!!  Há muito tempo atrás, um casal de idosos que não tinha filhos, morava em uma
 casinha humilde de madeira, tinha uma vida muito tranquila, alegre, e ambos
 se amavam muito.Eram felizes. Até que um dia...Aconteceu um acidente com a senhora.
 Ela estava trabalhando em sua casa quando começa a pegar fogo na cozinha
e as chamas atingem todo o seu corpo.O esposo acorda assustado com os gritos e vai a sua
 procura, quando a vê coberta pelas chamas e
imediatamente tenta ajudá-la. O fogo também atinge seus braços e,
mesmo em chamas,consegue apagar o fogo.
 Quando chegaram os bombeiros
 já não havia muito da casa,
 apenas uma parte, toda destruída.
 Levaram rapidamente o casal para o hospital mais próximo,
 onde foram internados em estado grave.
 Após algum tempo
 aquele senhor menos atingido pelo fogo
 saiu da UTI e foi ao encontro de sua amada.Ainda em seu leito a senhora toda queimada,  pensava em não viver mais,
pois estava toda deformada,

Resenha do galaxy J5

♥ -------------------- Sites das lojas que comprei -------------------- ♥
Smartphone Samsung Galaxy J5 Duos 16GB Dual Chip - 4G Câm 13MP + Selfie 5MP Flash Tela 5"


O Samsung Galaxy J5 Duos vem equipado com processador Quad-core de 1.2 GHz, que garante velocidade e estabilidade ao dispositivo. Além disso, ele é dual chip, ou seja, é possível inserir dois chips de operadoras diferentes para que você possa escolher a melhor para cada tipo de ligação. Armazenamento de 16gb onde ficam 11,50Gb livres para você colocar bastante aplicativos e alguns jogos.

Quando o assunto é a câmera, este aparelho também dá show! São 13 megapixels na câmera principal e 5 megapixels na câmera frontal, que possui flash, o que vai deixar suas selfies perfeitas!

Outro destaque desse modelo é o display Super AMOLED, que reproduz imagens com cores mais vivas e naturais e maior nível de contraste, muito mais nítidas e profundas com cores mais reais além de possibilitar melhor visibilidade i…